Apesar do elevado número de endividados no Brasil, por causa da crise econômica, as compras de presentes de Natal continuam, por conta do costume, mesmo que isso agrave ainda mais a situação das famílias.
Este foi o assunto principal do programa Em Conta de hoje, com o educador financeiro José Vignolli, do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, que divulgou uma pesquisa que revelou, entre outros dados, que 54% das pessoas que fizeram compras no natal do ano passado ainda estão endividadas por conta disso.
"São pessoas que acabaram, provavelmente, se excedendo nas compras de Natal do ano passado e que passaram esse ano inteiro com o negativado ou com as contas negativas pagando juros por conta daquele excesso que foi feito. Espera-se que este ano as pessoas tenham mais consciência", diz Vignolli.
Para ouvir a entrevista completa, clique no player acima. O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Entenda como a PEC dos gastos pode impactar o orçamento de 2017