O Em Conta de hoje (18) aproveita a entrevista informal dada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aos jornalistas, em Davos, na Suiça, onde participa do Forum Econômico Mundial, representando o governo brasileiro.
Quanto às previsões para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2017 ( Produto Interno Burto - PIB) o ministro não aceitou a previsão diculgada pelo Fundo Monetário Internacional - FMI, de apenas 0,2%. Disse ainda que o governo pretende anunciar a revisão da última, que foi de 1%, mas não disse quando e nem quanto vai ser.
De acordo com os especialistas do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central toda semana, a previsão é de 0,55%. A mesma coisa divulgou o Banco Mundial, ao analisar o comportamento da economia na América Latina, neste ano.
O ministro ainda comenta a situação do desemprego, que continua alto. Henrique Meirelles lembra que “medidas estão sendo tomadas” mas ao ser perguntado sobre o que diria a um brasileiro desempregado, respondeu:
“O que nós estamos dizendo é a verdade. É uma crise que herdamos, não construimos, é uma recessão profunda, é inaceitável, e estamos fazendo tudo que é necessário para que esta recessão se encerre o mais rápido possível”.
Para ouvir o programa clique no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto
Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Crise econômica e desemprego: o que fazer?