O Conjunto Época de Ouro desta semana terá como convidado os músicos Everson Moraes, Aquiles Moraes e Leonardo Miranda, que estão lançando o CD "Irineu de Almeida e o Oficleide 100 Anos Depois".
Irineu foi o mais célebre dos oficleidistas, compositor inspirado, e que tem no seu currículo nada menos que a glória de ter iniciado na música o genial Pixinguinha, o mais importante compositor brasileiro. Com a morte de Irineu em 1914, o oficleide, antes popular, desapareceu do universo do choro. Em 2013, o trombonista e bombardinista Everson Moraes, convidado do programa, encontrou um oficleide em mi bemol abandonado em uma antiga fazenda de café do interior paulista. Arrematou o instrumento e partiu para seu estudo, destinado a trazê-lo de volta à vida. Posteriormente, mandou vir da França dois outros oficleides, um em dó (usado neste disco) e outro em si bemol, ambos centenários. Assim, pelas suas mãos, o oficleide voltou às rodas de choro, após um século exato de ausência.
Acompanhe todas as segundas-feiras, às 17h ao vivo na web e na MEC AM Rio; todo sábado, às 12h04 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com reprise no domingo, às 9h, e na MEC FM às 21h de domingo.
Os ouvintes do Distrito Federal também podem acompanhar o Época de Ouro. O programa é transmitido pela Rádio Nacional FM Brasília, aos domingos, meio-dia.
Assista ao programa na íntegra: