190 filmes, produzidos entre 1895 e 1905 pelos irmãos Auguste e Louis Lumiére, serão exibidos em mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. A mostra estreia nesta terça-feira, 4 de fevereiro e fica em cartaz até o dia 1º de março. Entre os filmes exibidos, obras de ficção, documentários e produções de vanguarda inéditas no país.
Os filmes são divididos em sessões temáticas e apresentados junto a curtas, médias ou longas-metragens realizados por outros cineastas, como Jean Renoir, Jacques Tati, Harun Farocki, Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, entre outros.
A curadoria é do crítico Calac Nogueira, que vai ministrar, inclusive, um curso nos dias 13, 15, 27 e 29 de fevereiro. As aulas serão ministradas também pela pesquisadora e curadora Lila Foster, pela professora Mariana Souto e pelo professor e crítico Pablo Gonçalo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email cursolumierecineasta@gmail.com. Ouça a entrevista completa com Calac Nogueira sobre a mostra.