Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Turnê virtual de Michael Pipoquinha e Pedro Martins homenageia 5 cidades

Programa conversou com o idealizador da dupla, formada pelo guitarrista brasiliense Pedro Martins e o contrabaixista cearense Michael Pipoquinha

Assinar podcast

Espaço Arte

No AR em 14/10/2021 - 15:52

Dois prodígios da música instrumental brasileira estão juntos numa turnê virtual, destacando as sonoridades de várias partes do Brasil. Nascido no Gama (DF), Pedro Martins já chamou a atenção de ninguém menos que Eric Clapton no Festival Crossroads (EUA), viajando pelo mundo ao lado do também guitarrista americano de jazz Kurt Rosewinkel. Já Michael Pipoquinha chama a atenção em festivais no Ceará desde criança, sendo elogiado por vários instrumentistas e referências do contrabaixo como o saudoso Arthur Maia.

Porém, o encontro dos dois aconteceu de forma quase inusitada, durante o Festival Choro Jazz, de Jericoacara (CE), em 2016. Os músicos não se conheciam pessoalmente, e a convite do diretor do festival, Antônio Ivan Capucho, aceitaram o desafio de abrir o show de 80 anos do Hermeto Pascoal, dia com o maior público do Festival. Daí pra frente a amizade e afinidade musical só rendeu frutos: em 2020 o duo lançou o disco "Cumplicidade", que mesclou composições autorais e músicas de Toninho Horta, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Guinga, Paulo César Pinheiro e Dori Caymmi e participações de Toninho Horta e Monica Salmaso. 

Neste ano, Pipoquinha e Pedro Martins emplacaram esta turnê online, que se não fosse a pandemia do coronavírus seria presencial, um projeto contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural. Os shows já estão disponíveis no Youtube Michael Pipoquinha e Pedro Martins além do canal do Cineteatro São Luiz, de Fortaleza.

Duas apresentações da turnê ainda estão inéditas e acontecerão nos próximos dias 28/10 e 11/11 nos mesmos canais. 

Nessa entrevista à apresentadora Maria Vilhena, o produtor Ivan Capucho explica como está acontecendo as homenagens às cidades que receberiam a turnê, e em especial Brasília, a mais recente agraciada com o show "De Hermeto a Herivelto, de Chico a Renato Russo", homenageando também compositores da capital federal e transmitida no último dia 13 de outubro.

Confira o bate-papo no player acima. 

Criado em 14/10/2021 - 17:10

Mais do programa