Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Irmã de Renato Russo revela histórias do vocalista do Legião Urbana

A cantora Carmem Manfredini conta como foi crescer com Renato e a música do irmão que ela mais gosta de cantar

Espaço Arte

No AR em 23/03/2023 - 18:39

Carmem Manfredini, cantora, atriz e irmã de Renato Russo, bateu um papo com o Espaço Arte sobre música, a importância de Brasília para a família e o legado da Legião Urbana e das músicas do irmão. 

Ela revela uma história de Renato que o fez repensar a responsabilidade que tinha com a música. "No final de um dos shows chega uma fã e consegue falar com ele", conta. "E ela fala: Renato, como você pode expor a minha vida para 60 mil pessoas?"

A partir daí, relembra Carmem, ele começou a repensar o que colocava nas letras como colocava. "As pessoas também achavam que o que ele cantava, o que ele fazia, o que ele falava eram parte delas também."

Para ela, no entanto, ele sempre foi o menino Júnior, o único irmão com quem cresceu no Rio de Janeiro, nos EUA e em Brasília. "Para mim ele de forma alguma faleceu, ele está aqui sempre em espírito, ainda mais com esse legado que ele deixou", afirma.

Carmem também seguiu carreira artista, como cantora e atriz amadora, enquanto conciliava com as aulas de inglês que ministrava. "Eu gosto muito de cantar Giz, porque é uma música que remente muito à nossa infância no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador", conta. 

Além das músicas do irmão, ela cantou por sete anos no Coro Sinfônico da Universidade de Brasília e participou da crianção do grupo volca Spirituals de Porco, que cantava à capela. Também já cantou em shows de velhos amigos, como Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 23/03/2023 - 18:39

Mais do programa