Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Arte conversa sobre ditadura militar com escritor

Cláudio Ferreira é autor de livro sobre censura em telenovelas

A censura nas telenovelas brasileiras, com riqueza de detalhes, é a matéria-prima do livro Beijo Amordaçado, escrito pelo jornalista Cláudio Ferreira. O autor se debruçou sobre 20 mil letras de músicas censuradas, processos relativos a peças de teatro e filmes, nacionais e estrangeiros, e especialmente o acervo referente à censura na televisão, espantosamente volumoso.

 

A censura de que Cláudio trata no livro é o resultado da tutela do Estado ditatorial sobre um dos gêneros televisivos mais populares do país. Boa parte do material censurado era vetada sob a justificativa de atentar contra a “moral e os bons costumes”, que reproduziam os parâmetros conservadores da parcela da população conivente com o golpe militar.

 

Jornalista há 30 anos, com passagem por vários veículos em Brasília, o autor estuda televisão há 10 anos, tendo escrito outros três livros sobre o assunto.

 

Clique no player acima e escute a entrevista completa com o escritor no Espaço Arte desta segunda-feira (16).

 

O programa Espaço Arte vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h, na Nacional FM 96,1 e AM 980, com a apresentação de Maria Vilhena e Giovanni Motta.

 



Criado em 16/01/2017 - 20:15 e atualizado em 17/01/2017 - 16:57

Mais do programa