A censura nas telenovelas brasileiras, com riqueza de detalhes, é a matéria-prima do livro Beijo Amordaçado, escrito pelo jornalista Cláudio Ferreira. O autor se debruçou sobre 20 mil letras de músicas censuradas, processos relativos a peças de teatro e filmes, nacionais e estrangeiros, e especialmente o acervo referente à censura na televisão, espantosamente volumoso.
A censura de que Cláudio trata no livro é o resultado da tutela do Estado ditatorial sobre um dos gêneros televisivos mais populares do país. Boa parte do material censurado era vetada sob a justificativa de atentar contra a “moral e os bons costumes”, que reproduziam os parâmetros conservadores da parcela da população conivente com o golpe militar.
Jornalista há 30 anos, com passagem por vários veículos em Brasília, o autor estuda televisão há 10 anos, tendo escrito outros três livros sobre o assunto.
Clique no player acima e escute a entrevista completa com o escritor no Espaço Arte desta segunda-feira (16).
O programa Espaço Arte vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h, na Nacional FM 96,1 e AM 980, com a apresentação de Maria Vilhena e Giovanni Motta.