Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Especial de Semana Santa da MEC FM

Programa traz as Paixões e o Oratório de Páscoa de Bach

Especiais Rádio MEC

No AR em 10/04/2020 - 17:00

O Especial de Semana Santa da MEC FM, que vai ao ar nesta sexta-feira (10), destaca as Paixões e o Oratório de Páscoa de Johann Sebastian Bach

Na música, uma Paixão é um tipo de composição que aborda, como o próprio nome diz, o episódio da Paixão de Cristo. O exemplo mais antigo foi composto por volta de 1440 e era escrito em formato de responsório. Porém, foi no século XIX, na Alemanha, que o gênero começou a se consolidar. 

As paixões sofreram diversas modificações até alcançar o seu auge no século XVIII, em forma de oratório, com o compositor barroco luterano Johann Sebastian Bach. Bach é autor da “Paixão Segundo São João” e a “Paixão Segundo São Matheus”, que se tornaram referência no gênero, sendo consideradas duas verdadeiras obras-primas do compositor. 

Bach é um dos compositores que escreveu obras mais significativas para a Semana Santa. Além das suas Paixões, também se destaca o Oratório de Páscoa, ou “Osteroratorium”, BWV 249, escrito em 1725. Com o texto provavelmente escrito pelo amigo de Bach, o poeta alemão Picander, a obra possui 11 seções e sua história fala sobre o domingo de Páscoa, com o profeta João encontrando o túmulo de Jesus vazio.

Confira estas grandiosas obras de Bach no Especial MEC FM, que vai ao ar nesta sexta-feira, às 17h, na MEC FM.

Ouça a MEC FM:

Criado em 10/04/2020 - 12:46

Mais do programa