Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC FM traz a série especial “Frank Sinatra – A voz do século XX

A série, que estreia na próxima segunda-feira, celebra a carreira do cantor norte-americano em mais de 120 canções

Especiais Rádio MEC

No AR em 17/08/2020 - 22:00

A Rádio MEC FM exibe, a partir do dia 17 de agosto, a série documental “Frank Sinatra – A voz do século XX” nas noites de segunda-feira. O especial, composto de 8 capítulos produzidos pela Rádio Batuta, celebra a vida e obra do maior cantor popular da história e relembra os 105 anos de seu nascimento.

 

Frank Sinatra iniciou sua carreira em 1939, como crooner de orquestra, e quatro anos depois já era um ídolo que arrancava gritos das fãs e elogios dos críticos. Como nas mais emocionantes biografias, desceu ao inferno – por causa da paixão pela atriz Ava Gardner, entre outros motivos – e renasceu nos anos 1950 como o intérprete maduro e versátil que nunca mais perderia o trono. Suas turbulentas relações com a máfia e com a política também o manteriam em permanente foco, nem sempre de maneira favorável à sua imagem.

 

Todos os episódios da série foram concebidos, roteirizados e apresentados pelo jornalista João Máximo. Para além dos serviços prestados à história da música brasileira, como biógrafo de Noel Rosa e jornalista, Máximo é um profundo conhecedor da música americana.

 

Para narrar a saga de Sinatra, valeu-se de gravações raras nunca lançadas comercialmente no Brasil, como as participações em programas de rádio e no cinema e com os áudios retirados dos filmes.

 

A série conta com mais de 120 canções. A trajetória do cantor também é balizada pelos arranjadores com quem trabalhou, entre eles Axel Stordahl e Nelson Riddle.

 

  Nesta segunda (17), João Máximo apresenta registros feitos antes mesmo de Frank Sinatra começar sua carreira fonográfica: em dois programas de rádio, com o conjunto vocal Hoboken Four e o instrumental The Four Sharks, e cantando "Stardust" acompanhado da orquestra de Harry James, em 8 de julho de 1939, no Roseland Ballroom.

 

  A formação de James foi a primeira dos tempos de crooner de Sinatra, e nesse período ele fez sua gravação inicial de "All or nothing at all". A orquestra de Tommy Dorsey, maior e mais poderosa, foi a segunda e contribuiu para o cantor se tornar conhecido em todos os EUA.

 

Na big band do trombonista, Sinatra conheceu Axel Stordahl, um dos principais arranjadores de sua vida. Foi com Stordahl que realizou, em 1942, suas primeiras gravações como artista com nome próprio, não mais crooner. Entre as canções escolhidas, "Night and day", a que mais interpretou na vida. Começava assim sua escalada rumo à glória.

 

“Frank Sinatra – A voz do século XX” tem concepção, roteiro e apresentação de João Máximo, e edição e sonorização de Filipe Di Castro.

 

Não perca o Especial, toda segunda-feira, às 22h, na Rádio MEC FM.

Tags:  Frank Sinatra

Criado em 14/08/2020 - 20:55

Mais do programa