Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maratona Haydn: confira programação especial sobre o compositor na MEC FM

Acompanhe a homenagem aos 290 anos de nascimento do compositor nesta quinta-feira (31)

Especiais Rádio MEC

No AR em 31/03/2022 - 06:00

Na próxima quinta-feira (31), a Rádio MEC FM celebra a obra de Franz Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do classicismo vienense. Além de conteúdos temáticos ao longo da programação, a Maratona Haydn 290 anos inclui o lançamento da playlist Haydn Essencial no Spotify e gravações do acervo da emissora pública com músicas do compositor em uma nova lista no canal da MEC no YouTube.

Logo pela manhã, às 6h, o programa Áurea Música exibe as primeiras composições de Haydn e sua produção sacra. Em seguida, às 8h, o ouvinte poderá conferir um panorama das principais composições do artista, no Manhã MEC FM.

Ao meio-dia, o Concerto MEC revela porque Haydn foi apelidado de “pai das sinfonias”. Com duração de uma hora, sem intervalos, o programa também toca as mais famosas composições sinfônicas do músico. As sinfonias possuem um padrão de quatro movimentos: o primeiro de andamento rápido (podendo ou não ter uma introdução lenta), o segundo lento, o terceiro geralmente um minueto ou scherzo, e o quarto e último movimento (finale) com características semelhantes a do primeiro, com andamento rápido.

Durante o Clássicos do Ouvinte, às 13h, a emissora leva ao ar uma seleção musical com as obras de Haydn mais pedidas pelo público. E às 14h, o programa Grandes Clássicos apresenta as músicas mais importantes do repertório deste expoente do período clássico.

Franz Joseph Haydn nasceu em 1732 na cidade austríaca de Rohrau e, ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, personifica o chamado "classicismo vienense". É considerado um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que abarcou desde o fim do Barroco ao início do Romantismo. 

Considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, Haydn escreveu muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, base do estilo clássico de composição erudita. Também criou músicas de câmara, óperas e concertos, sendo o maior influenciador do estilo da época.

Serviço Maratona Haydn 290 anos:

Às 6h - Áurea Música

Às 8h - Manhã MEC FM

Às 12h - Concerto MEC 

Às 13h - Clássicos do Ouvinte

Às 14h - Grandes Clássicos

Criado em 30/03/2022 - 14:56

Mais do programa