Existem poucos países no mundo em que o futebol não é o esporte mais popular da nação. E a Austrália é um desses casos - país em que o rugby é paixão nacional.
Dito isso, a Austrália vem disputando todas as Copas do Mundo desde 2006. E em 2022, a seleção australiana tem presença confirmada novamente.
Na Austrália, a música de concerto pode não ser uma paixão como o rugby, mas ainda assim apresenta alguns nomes interessantes. Peter Sculthorpe foi um dos nomes mais importantes da música australiana do século 20.
Sculthorpe buscou a identidade australiana em suas composições, principalmente através da incorporação de elementos estéticos dos povos nativos australianos em sua música.
O compositor contemporâneo Graehme Koehne é outro nome de destaque da música australiana. Koehne é reconhecido por seus balés e composições para orquestra, sendo muito influenciado pelas tradições de trilhas sonoras hollywoodianas.
Para fechar essa lista de compositores, vamos conhecer a obra de Liza Lim, que tem recebido muito destaque recentemente. Filha de pais chineses, mas nascida na Austrália, Lim busca a influência da música asiática e não-ocidental em sua obra, que passeia da música de concerto até instalações e projetos audiovisuais.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).