O Catar é um pequeno país na Península Arábica, com menos de três milhões de habitantes, que alcançou importância na geopolítica mundial do século XXI com suas grandes reservas de gás natural e petróleo. Uma consequência dessa recente importância política e econômica foi a candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022 – a primeira edição disputada em um país árabe e muçulmano.
A seleção catariana de futebol jogou seu primeiro jogo só em 1970 - ano em que o Brasil conquistava sua terceira taça. Essa será a primeira Copa do Mundo disputada pelo país árabe.
Importantes instituições culturais, como a Orquestra Filarmônica e a Academia Musical do Catar também são conquistas recentes - tendo sido fundadas em 2007 e 2011, respectivamente.
A primeira gravadora do país foi fundada em 2015 por Dana Al-Fardan, embaixadora cultural da Orquestra Filarmônica do Catar.
Dana é a primeira mulher cantora e compositora contemporânea do Catar, e sua música é uma mistura entre influências pop, clássicas e tradicionais árabes.
Outro nome importante da Filarmônica do Catar é Nasser Sahim, diretor-executivo adjunto da orquestra. Sahim começa sua carreira de cantor e compositor na música pop e tradicional árabe, mas recentemente vem construindo uma carreira na música de concerto.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).