A Coreia do Sul é o país asiático com o maior número de participações em Copas do Mundo. Apesar disso, venceu sua primeira partida apenas quando sediou a competição em 2002, ao lado do Japão.
A equipe da Coreia do Sul, nesta Copa de 2022, tem destaques como Son Heungmin e Hwang Hee Chan. Já nossa seleção da Coreia do Sul é toda composta por mulheres: nosso time de craques conta com a compositora Young-ja Lee , a cellista Han-Na Chang e a soprano lírica Sumi Jo.
Young-ja Lee é considerada a mais importante compositora coreana da atualidade, sendo por vezes chamada de “mãe da música moderna coreana”. Sua formação se deu em diversos conservatórios e escolas, tais como o Conservatório de Paris, o Conservatório Real de Bruxelas e a Escola de Música de Manhattan. Sua música apresenta os ecos dessa formação, e combina elementos da França, do oeste africano, Indonésia, e da música tradicional coreana.
Han-na Chan, que aqui interpreta O cisne de Camile Saint Saens, é, além de violoncelista, maestrina e tem importante atuação como educadora, na iniciação musical de crianças e adultos sul-coreanos.
Nossa segunda convocada nesta escalação musical estudou com grandes nomes do violoncelo, como Mischa Maisky e Mstislav Rostropovich, e já atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Londres, a Berliner Philharmoniker e à Boston Symphony, entre outras.
Nossa terceira convocada, Sumi Jo, é uma soprano lírica ganhadora de um Grammy. Ainda estudante, na Universidade Nacional de Seul, participou de vários concertos transmitidos pela Korean Broadcasting System. Em 1983, foi estudar música na Itália.
Um bom exemplo de como a música ultrapassa fronteiras, e promove belos encontros culturais. Assim como o esporte pode também fazer
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).