A seleção de futebol de Gana disputa sua quarta Copa agora em 2022. Os Black Stars, como são conhecidos seus jogadores, são considerados uma das maiores forças do futebol africano.
O futebol é esporte praticado em Gana desde o século 19. O primeiro time oficial, o Excelsior, foi fundado em 1903. Mas apenas em 1962, cinco anos depois que Gana conquista sua independência em relação à Inglaterra, se dá a fundação da Escola de Artes Performáticas.
Começamos nossa escalação musical convocando um dos diretores da Escola de Artes Performáticas: Ephraim Amu.
Amu teve como primeira influência musical seu pai - baterista e cantor. Mais tarde, estudou orquestração, contraponto, harmonia, piano e composição no Royal College of Music, em Londres
A música clássica em Gana ainda é uma experiência relativamente nova, mas sua música popular remonta a tradições milenares. Aqui ouvimos o som de um instrumento chamado seprewa, uma espécie de harpa, reconhecido como o primeiro instrumento de cordas dos ganenses de linhagem Aka.
Quem toca esta seprewa é Osei Korankye. Mestre desse instrumento secular, Osei, nosso segundo convocado desta seleção de Ghana, encantou os ouvidos de Kari Banaman, guitarrista da banda afropop Osibisa.
Fundada em Londres em 1969, a Osibisa foi uma das primeiras bandas de origem africana a se tornar mundialmente conhecida. Com as estrelas negras do Osibisa encerramos esta nossa seleção de Gana, desejando aos Black Stars do futebol bons jogos.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).