Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: Holanda

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

A Holanda talvez seja a melhor seleção na história das Copas do Mundo que nunca conseguiu ganhar a tão disputada taça. É a quarta seleção com mais finais na história: são três aparições e três derrotas.

No Catar, em sua décima Copa do Mundo, o resultado pode ser diferente, já que a seleção é liderada pelo experiente zagueiro do Liverpool, Virgil van Dijk.

Historicamente, a Holanda tem grandes craques da bola: Robben, Van Persie, Bergkamp, Van Basten... e entre os craques na música, podemos citar Sweelinck, Pijper e Andriessen.

Jan Pieterszoon Sweelinck é um dos compositores pioneiros da música clássica dos Países Baixos, renomado por seu refinamento e complexidade em composições barrocas no século XVI, antes ainda de Bach.

Do século XVI saltamos diretamente para o século XIX, quando nasceu o compositor holandês Willem Pijper. Sua vasta obra engloba de peças camerísticas e orquestrais a trilhas sonoras e óperas. Mas Pijper se destaca por suas sinfonias politonais que tiveram grande influência no início do século XX.

Nosso terceiro convocado é o compositor radical Louis Andriessen. Andriessen, que faleceu recentemente, em 2021, se destacou por suas experimentações e postura alternativa: serialismo, jazz, minimalismo, dissonância e polirritmia são apenas alguns dos elementos trabalhados em sua obra.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 20/11/2022 - 07:15

Mais do programa