Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: Irã

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 21/11/2022 - 07:05

O Irã pode até não ser um país de grandes feitos em Copas do Mundo, mas a seleção melli, conhecida omo o time do povo, é uma das mais populares no mundo.

Outro setor da cultura iraniana que também atrai uma legião de pessoas é sua música, diretamente influenciada pela música persa milenar.

Um dos nomes mais influentes da música clássica iraniana é Abolhasan Saba, compositor violinista e tocador de cítara.

Saba se estabeleceu como um dos grandes compositores iranianos do início do século XX e lecionou música para uma série de nomes importantes como Manoocher Sadeghi, Hossein Tehrani e Ali Tajvidi.

Outro grande aluno de Saba, foi Faramarz Peyvar, que chegou até a viajar pelo mundo como embaixador da música iraniana.

Peyvar foi um grande tocador de santur, instrumento de cordas considerado o precursor da arpa e que o compositor iraniano elevou a um novo nível na segunda metade do século XX.

Já Ali Rahbari, o terceiro convidado da escalação, fez muito sucesso regendo e compondo com orquestras europeias.

Rahbari, além de sua atuação na europa, também foi diretor do conservatório nacional de música persa e do conservatório de música do Teerã.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 21/11/2022 - 07:05

Mais do programa