Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: Sérvia

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 26/11/2022 - 07:10

A região da Iugoslávia é historicamente definida por disputas territoriais, e a República da Sérvia é fruto dessas disputas: fundada em 2006, após a separação da Sérvia com Montenegro. Portanto, a primeira aparição da Sérvia como país independente em Copas do Mundo se dá apenas em 2010. E agora, em 2022, teremos sua terceira participação como seleção.

A Sérvia promete dar trabalho ao Brasil no Grupo G, com o trio Sergei Milinkovic-Savic, Aleksandar Mitrovic e Dusan Tadic. Já na música clássica, Stevan Mokranjac, Stevan Hristic e Ljubica Maric também são um forte trio de compositores.

Stevan Mokranjac é considerado o pai da música clássica sérvia, por ter fundado a Escola de Música Sérvia e o primeiro quarteto de cordas sérvio, além de ter pesquisado e catalogado a música do país.

Mokranjac fundou toda uma tradição de música no país a partir do século 19, e sua obra principal consiste de composições para coros, como sua série de 15 suítes denominadas Guirlandas.

Mokranjac passa a bola para um aluno de sua escola: Stevan Hristic, compositor que, no início do século 20, se tornou representante do romantismo na música sérvia.

Hristic tem uma obra diversa: óperas, balés, oratórios, peças orquestrais, corais e peças líricas. O compositor se aproxima de Mokranjac em comparação aos seus contemporâneos, que seguiram caminhos mais radicais e experimentais.

Nossa última convocada é Ljubica Maric, compositora que esteve ativa por mais de sete décadas na Sérvia.

Maric é considerada a grande compositora sérvia do século 20, sendo muito elogiada pelo russo Dmitri Shostakovich. Sua obra é uma síntese da música folclórica da Sérvia, que estudou durante anos, com uma sensibilidade moderna e vanguardista.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 26/11/2022 - 07:10

Mais do programa