Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC celebra Dia da Música Clássica neste domingo (5)

Programação especial da emissora pública começa logo cedo, às 6h

Especiais Rádio MEC

No AR em 28/02/2023 - 17:57

Neste domingo (5), a Rádio MEC festeja o Dia Nacional da Música Clássica, data escolhida no país para marcar o aniversário de Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores brasileiros. Com uma programação especial temática, a emissora pública reverencia artistas, além de Villa-Lobos, que são referência na música erudita brasileira, como Radamés Gnattali, Carlos Gomes, entre outros.

Logo no início da manhã, às 6h, o programa Áurea Música traz um panorama dos primórdios da composição clássica no Brasil. Durante a atração, o ouvinte vai conferir uma seleção de obras vocais e instrumentais de compositores representantes do período colonial brasileiro. 

Em seguida, às 7h, vai ao ar o primeiro programa da nova temporada do Som Infinito, com a exibição de obras sacras do paulistano José Carlos Amaral Vieira, nascido em 1952 e artista de destaque da atual música erudita brasileira. "Fantasia Coral para a Natividade do Senhor - In Nativitate Domini" e "Magnificat - Cântico de Nossa Senhora" estão entre o repertório temático em destaque na atração da MEC.

Já o Rádio Animada leva ao ar, às 8h, uma edição especial para a criançada em comemoração à efeméride. O programa homenageia Heitor Villa-Lobos e apresenta uma reportagem com a participação de Betina Fonseca, de 11 anos, multi-instrumentista, apresentadora e integrante da Orquestra Jovem Paquetá; Silvio, flautista de 9 anos, estudante da Escola de Música Villa Lobos; os irmãos instrumentistas Adriel Kelcio, de 14 anos, e Kelvin Kelcio, de 18, ex-alunos da Escola de Música Villa Lobos; e integrantes da orquestra de cordas Camerata Laranjeiras. Os jovens e talentosos artistas falaram sobre a paixão pela música e respondem à pergunta: música clássica também é para crianças?

Às 15h, o Ópera Completa segue com as comemoração do Dia Nacional da Música Clássica e apresenta a ópera “A Menina das Nuvens”, de Heitor Villa-Lobos, gravada ao vivo em 2009, no Palácio das Artes (Belo Horizonte). Com regência de Roberto Duarte, o espetáculo conta com as vozes de Gabriella Pace, Inácio de Nonno e Cristiano Peixoto e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Às 21h, o Circular Brasil exibe o episódio “Eruditos Populares”, com destaque para obras dos compositores Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Carlos Gomes e Guerra Peixe. A produção radiofônica da MEC traz as composições interpretadas por diversos instrumentistas, com faixas retiradas de diferentes álbuns.

Ouça ao vivo no player abaixo:

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Criado em 28/02/2023 - 17:57

Mais do programa