Em cobertura especial da posse do presidente eleito e dos governadores estaduais, a Equipe da Rádio Nacional entrevista Maristela Basso, professora de direito internacional da Universidade de São Paulo (USP). Ela analisa o cenário das relações internacionais com a posse de Jair Bolsonaro.
Ouça no player abaixo:
A professora se mostra preocupada com os discursos feitos pelo presidente eleito quando era candidato. Ela prevê uma mudança radical, pois a diplomacia de Michel Temer foi muito técnica e pragmática. Para ela, em um primeiro momento, a política externa do governo federal se mostra mais voluntarista.
Maristela comentou a mudança da embaixada do Brasil para Jerusalém, que pode prejudicar a relação com o mundo árabe.
A especialista afirma que o que se espera do novo governo é um pragmatismo responsável nas relações comerciais com foco no multilateralismo e maior reflexão no cenário das relações exteriores.
"[Se não houver uma reflexão] vamos correr risco de isolamento. Pode tirar o brilho de um país neutro, de um país amigo, de um país que está sempre ao lado da comunidade internacional e das decisões e resoluções tomadas pelos órgãos internacionais importantes”, declarou Maristela.