As emissoras da Rádio Nacional prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Neste 8 de março, as vozes femininas vão ecoar nas ondas da Nacional.
Na rede da Nacional FM (Brasília, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) todas as músicas, de 0h às 23h59, serão cantadas por mulheres. Nos microfones, as locutoras vão levar ao ar edições especiais do Expresso Nacional (10h às 12h), do Playlist Nacional (13h às 14h), da Hora do Ouvinte (14h às 16h) e do É Tudo Brasil (16h às 18h).
Um dos destaques é a participação das cantoras Ana Lélia, Márcia Tauil e Sabrina Parlatore, que participam do show Ninho de Papel, em homenagem às mulheres e ao legado de Gal Costa.
As Rádios Nacional AM, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões também vão tratar da data ao longo dos programas. Entre eles, o Tarde Nacional (14h às 16h). Juntas, as três emissoras vão transmitir uma edição especial do Viva Maria (17h às 18h). Com mais de 40 anos de história, o programa apresentado pela jornalista Mara Régia é um dos mais tradicionais do rádio.
O Viva Maria também é um dos pioneiros ao pautar temas com recorte de gênero voltado às mulheres. Neste especial, o programa entrevista, ao vivo, entre outras convidadas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a jornalista Cristina Serra e a cantora indígena Djuena Ticuna.
E as edições do Repórter Nacional (7h30, 12h e 18h) levam ao ar uma série especial de reportagens sobre as conquistas femininas por direitos no Brasil, em diferentes áreas da vida, como trabalho, educação e proteção social. A série está disponível na Radioagência Nacional, em radioagencianacional.ebc.com.br.