Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o médico Fernando Blumm, onco-hematologista especializado em transplante de medula óssea do Hospital Brasília.
Dia Nacional da Doação de Órgãos, no transplante de medula o Brasil, tem o orgulho de ser o terceiro maior banco do mundo. Mas ainda é pouco, precisamos de mais para formar um banco de medula eficaz. O transplante de célula tronco do sangue, popularmente conhecido como transplante de medula, o doador a produzir as células e a gente vai coletar o excesso do que foi estimulado. O doador tem que ter no mínimo de 18 anos de idade e no máximo 55 anos, ele precisa se dirigir a qualquer Hemocentro de capitais e coletar dois tubinhos de sangue 9 (de 4 ml cada um). Esse material vai ter um estudo genético e quando nós achamos um receptor entramos em contato com o doador e vamos perguntar se ele vai querer ser um doador.
Clique no player abaixo e ouça o programa Falando Francamente.
Para doar basta ir ao Hemocentro, toda capital tem um, que está habilitado para fazer a coleta. É necessário ter entre 18 e 55 anos, mais de 50 kilos e estar bem de saúde.
Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.