Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico recomenda exames periódicos para prevenir doenças cardiacas

Ouça a entrevista com o diretor presidente do Inbravisa Dr. Rui Dammenhain

No AR em 28/11/2017 - 12:57

Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o diretor presidente do Inbravisa, Dr.Rui Dammenhain, e o assunto foi a importância de exames de rotina.

A cirurgia do presidente Temer despertou muitas discurções na área da saúde sobre a importância desses exames. No caso do político, era grande o risco de infarte fulminante, visto que ele estava com noventa por cento de obstrução nas artérias. "O entupimento de uma artéria coronariana não dá muito sinais, então se você esperar para ter os sintomas pode ser tarde", enfatiza o médico. 

Ouça a entrevista completa:

Para que males como esse sejam evitados ou tratados precocemente, a recomendação é que, após os 50 anos, o homens e mulheres façam exames cardiológicos anualmente. "Existem dois tipos de exames básicos, o invasivo, com a introdução de um catéter ou por tomografia computadorizada, usados quando a pessoa já tem um sinal muito grave, e os não invasisos", enumera.

Dentro do segundo tipo estão o eletrocardiograma, que é aparelho que mede as ondas do coração, e o ecocardiograma, que cria uma imagem a partir de ultrassom, e o exame de esforço com uso da esteira, quando coloca eletrodos na região do coração que medem os batimentos cardiocos durante a realização de esforço. "Esses são exames simples, mais que podem salvar a vida de uma pessoa", destaca Dr. Rui.

Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 28/11/2017 - 13:04