Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com a médica Adélia Castro de Jesus e o assunto foi a doença de Crohn ou Colite e a retocolite, que são doenças inflamatórias que acometem o intestino. Dia 19 de maio é o dia mundial para chamar a atenção para esses males. A médica explica que a doença de Crohn é pode afetar desde a boca até o ânus. A retocolite, também inflamatória, acomete apenas o intestino grosso.
"São doenças que estão aumentando muito a incidência. Os estudos mostram que essas doenças podem ter relação com a alimentação", explica. "Populações que tem dietas mais industrializadas e maior acesso a saúde pública são as mais acometidas, porque tem que ter contato com os germes para desenvolver a imunidade natural."
Ela explica, no entanto, que a causa exata não é completamente esclarecida, podendo ter inclusive um fator hereditário, além da própria dieta. Apesar da ciência ainda não ter conhecimento de como prevenir, é essencial que se faça um diagnóstico precoce para que a doença não evolua para uma gravidade maior, recomenda Adélia. "Se você pega na fase inicial, a chance de complicação como desenvolvimento de fístulas, que são feridas no intestino, ela diminui muito", afirma. Quem tem dor prolongada, ou diarréia persistente, deve procurar logo o médico.
Ouça a entrevista completa: