O Falando Francamente conversa com Diogo Bugano, coordenador do Consultório de Câncer de Pulmão do Hospital Vila Santa Catarina e oncologista do Hospital Albert Einstein. O médico diz que apesar de o cigarro ser a principal causa da doença, ele não é o único responsável. "A gente esquece, às vezes, que têm outras fumaças que também causam câncer de pulmão: fumaça de escapamento, fumaça de fábricas e as fumaças domésticas, de quem cozinha com fogão de lenha", pontua.
Diogo alerta que os fumantes devem fazer check-up anual e exames de imagens do pulmão, para detectar possíveis nódulos com antecedência, já que o diagnóstico precoce pode tornar o tratamento mais fácil, rápido e os resultados mais positivos.
Segundo ele, existem vários tipos de tratamentos. Alguns são mais agressivos e outros mais leves e o paciente vai discutir com o médico qual o melhor tratamento e que se adequa melhor com o paciente. "Existem muitas alternativas que surgiram nos últimos dois anos, ou seja, a medicina tem avançado muito em relação aos medicamentos do tratamento do câncer", esclarece.
Ouça a entrevista completa:
O Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.