Dados levantados pelo Ministério da Saúde, por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), revelam que quase 9% da população brasileira sofre de diabetes.
Falando Francamente conversou com o farmacêutico especializado em Saúde da Família e em Gestão da Assistência Farmacêutica, Wilson Hiroshi, que fala sobre a diabetes e o papel do farmacêutico na prevenção e controle da doença. Ele integra a Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia e é conselheiro nacional de Saúde.
O farmacêutico enfatiza que a mudança nos hábitos de vida, o diagnóstico e o tratamento adequado são decisivos para o controle da doença. Ouça a entrevista no player.
Em novembro, o Conselho Federal de Farmácia realizará um grande rastreamento da doença. Para tanto, convida farmacêuticos que atuam, em farmácias comunitárias, a se envolverem com a ação. O estudo terá início, em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, e vai até o dia 30. O CFF espera a adesão de 408 estabelecimentos de todo o País.
O Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.