Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença

A próstata é responsável pela produção do esperma, o líquido seminal do homem. Por esta razão, é importante que os homens estejam atentos para os cuidados com o câncer.

 

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, o urologista Sílvio Moraes falou aos ouvintes sobre a campanha Novembro Azul, que incentiva a prevenção do câncer de próstata.

 

Confira outras edições do programa Falando Francamente aqui!

 

Sílvio explicou que o diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer. Isso porque este não dá sintomas. Segundo o médico, quando o homem começa a sentir as dores é porque o câncer já está em estágio avançado.

 

O medo do exame de toque está deixando de ser um tabu, mas ainda impede muitos homens de procurarem tratamento. Esse exame só precisa ser feito a partir dos 50 anos e é rápido e simples. “Trata-se de um exame com toque retal, ou exame digital da próstata, e o TSE, que é o exame de sangue”, ressaltou Sílvio.

 

Apesar disso, o urologista contou que é necessário que os homens consultem um médico pelo menos uma vez ao ano. Em caso de registros da doença na família, o paciente deve procurar por uma consulta médica mais cedo, aos 45 anos. “O diagnóstico precoce do câncer é imprescindível, já que, quanto mais cedo, mais sucesso terá o processo de cura da doença”, salientou Moraes.

 

A maior incidência do câncer de próstata é na raça negra. Uma alimentação saudável e exercícios também ajudam a prevenir.

 

O câncer não acontece em homens jovens. Porém, o médico Sílvio lembrou: sedentarismo e obesidade podem aumentar as possibilidades de desenvolvimento da doença.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Artemisa Azevedo.



Criado em 18/11/2014 - 10:21 e atualizado em 18/11/2014 - 09:49