Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"Idosas de hoje são atraentes e desejadas", avalia especialista

Quem afirma é o geriatra e especialista no assunto que explica como

Qual o novo perfil das mulheres que chegam aos 60 anos hoje em dia? Em entrevista ao programa Falando Francamente, quem avalia isso é o geriatra Renato Maia.  Ele acredita que as idosas nos dias de hoje são mais atraentes e desejadas. Muitas recobram a alegria de viver, "ou porque separaram-se  dos maridos, ou porque resolveram trilhar outros caminhos", avalia.

 

Um estígma é a menopausa, que para muitas é motivo de sofrimento. Renato Maia analisa que nem todas as mulheres encaram a menopausa  da mesma forma. Ele acredita que as diferenças culturais vão influenciar cada uma delas. "A mulher da área rural, por exemplo, que muitas vezes executa trabalhos pesados, têm seu físico mais fortalecido e muitas vezes não sente tanto os sintomas da menopausa. Já a mulher que vive nas cidades, muitas vezes devido ao contato com algumas substâncias químicas, pode ter afetada sua resistencia à menopausa e outras doenças". 

 

Segundo, Dr. Renato, a mulher que cuida da sua saúde desde de cedo tem uma velhice muito melhor. "A boa velhice se constrói no dia-a-dia". A mulher deve ter uma vida saudável e preventiva desde a juventude. E as principais medidas são: praticar atividade física, evitar cigarro e bebidas alcoólicas. "Mas o mais importante é o investimento emocional, investir na vida. Não apenas viver mais, mas também viver bem", avalia. E acrescenta: "uma mulher que mantêm uma atitude positiva, vai ser desejada e desejável a vida inteira".

 

Ouça na íntegra a entrevista conduzida por Artemisa Azevedo clicando no player

 

O Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda à sexta-feira, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 12/05/2015 - 18:55 e atualizado em 13/05/2015 - 19:08