O programa Falando Francamente desta segunda-feira (4) discutiu o benefício previdenciário para trabalhadores rurais. Sobre o assunto, o programa entrevistou o gestor da Sessão de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva do INSS de Rondônia, Harlenson Andrade Fonseca.
Ouça também: Saiba quando o trabalhador rural pode pedir aposentadoria
Ele explica que o trabalhador rural contribui de forma diferenciada: ele não paga mensalmente ao INSS, mas cada vez que ele vende o seu produto, automaticamente está contribuindo para a Previdência Social. Por isso é importante exigir a nota fiscal. Este segurado tem direito a quase todos os benefícios da Previdência, exceto, aposentadoria por tempo de contribuição e salário família. A trabalhadora rural tem direito também ao salário maternidade.
Harleson fala ainda sobre uma dúvida recorrente entre os segurados: a necessidade ou não de ser sindicalizado para ter direito aos benefícios da Previdência.
Essas e outras informações você ouve na entrevista com Harlenson Fonseca. Confira no player acima.
Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda à sexta, das 15 às 16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.