Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trabalhador rural tem contribuição diferenciada

Venda de produção dá direito a benefício da Previdência Social

O programa Falando Francamente desta segunda-feira (4) discutiu o benefício previdenciário para trabalhadores rurais. Sobre o assunto, o programa entrevistou o gestor da Sessão de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva do INSS de Rondônia, Harlenson Andrade Fonseca.

 

Ouça também: Saiba quando o trabalhador rural pode pedir aposentadoria

 

Ele explica que o trabalhador rural contribui de forma diferenciada: ele não paga mensalmente ao INSS, mas cada vez que ele vende  o seu produto, automaticamente está contribuindo para a Previdência Social.  Por isso é importante exigir a nota fiscal. Este segurado tem direito a quase todos os benefícios  da Previdência,  exceto, aposentadoria por tempo de contribuição e salário família.  A trabalhadora rural tem direito  também ao salário maternidade.

 

Harleson fala ainda sobre uma dúvida  recorrente entre os  segurados: a necessidade ou não de ser sindicalizado para ter direito aos benefícios da Previdência.

 

Essas e outras informações você ouve na entrevista com Harlenson Fonseca. Confira no player acima.

 

Falando Francamente vai ao ar  na Rádio Nacional da Amazônia,  de segunda à sexta, das 15  às  16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 04/05/2015 - 15:59 e atualizado em 04/05/2015 - 12:39