Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta diferença de desempenho entre meninos e meninas em Matemática

Construção cultural influencia o medo das meninas em relação à matéria

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia,  Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, fala sobre o estudo do movimento que aponta a diferença de desempenho entre meninos e meninas do Ensino Médio em relação à Matemática.

 

Em 2013, apenas 7,2% das meninas tiveram bom desempenho na matéria, em contrapartida com os meninos, que obtiveram sucesso de 12,7%. Segundo Alejandra, essa diferença é resultado de muitos fatores, entre eles a própria construção cultura.

 

“Espera-se que isso aconteça e o ambiente é criado para isso". E essa situação acontece em todo o mundo, não apenas no Brasil. Está diminuindo, mas ainda é bastante acentuada.

 

Confira outras edições do Falando Francamente

 

Para Alejandra Velasco, políticas públicas na área da educação são necessárias para mudar essa situação. É preciso capacitar melhor os professores na educação básica para que eles tenham alta expectativa em relação aos dois e não apenas em relação aos meninos.

 

Em casa, essa diferença também precisa deixar de existir. Alejandra diz: “Todas as crianças são capazes de aprender". Além disso, segundo ela, é preciso entender qual é a razão da dificuldade e não achar que essa situação de diferença é uma coisa natural.

 

"Este preconceito está presente na sociedade como um todo e deve ser combatido em todos os contextos também", comenta Alejandra.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 19/06/2015 - 10:20 e atualizado em 19/06/2015 - 09:44