Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, fala sobre o estudo do movimento que aponta a diferença de desempenho entre meninos e meninas do Ensino Médio em relação à Matemática.
Em 2013, apenas 7,2% das meninas tiveram bom desempenho na matéria, em contrapartida com os meninos, que obtiveram sucesso de 12,7%. Segundo Alejandra, essa diferença é resultado de muitos fatores, entre eles a própria construção cultura.
“Espera-se que isso aconteça e o ambiente é criado para isso". E essa situação acontece em todo o mundo, não apenas no Brasil. Está diminuindo, mas ainda é bastante acentuada.
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Para Alejandra Velasco, políticas públicas na área da educação são necessárias para mudar essa situação. É preciso capacitar melhor os professores na educação básica para que eles tenham alta expectativa em relação aos dois e não apenas em relação aos meninos.
Em casa, essa diferença também precisa deixar de existir. Alejandra diz: “Todas as crianças são capazes de aprender". Além disso, segundo ela, é preciso entender qual é a razão da dificuldade e não achar que essa situação de diferença é uma coisa natural.
"Este preconceito está presente na sociedade como um todo e deve ser combatido em todos os contextos também", comenta Alejandra.
Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.
O programa Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.