O oncologista, Anderson Silvestrin, participou do programa Falando Francamente e conversou com a apresentadora Artemisa Azevedo sobre o câncer do colo do útero.
"A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que para 2016 serão cerca de 16 mil novos casos e 5 mil mortes. É uma doença que exige bastante cuidado da população feminina", afirmou Anderson.
A maior parte dos casos de câncer de colo uterino é causado pelo vírus HPV. O importante é que as mulheres façam o exame periódico de papanicolau evitando as chances de ter o câncer.
Os sintomas podem ser: sangramentos intensos e dor nas relações sexuais. Em alguns casos, os sintomas vão passar despercebidos e por isso o exame ginecológico é muito importante pelo menos há cada dois anos. O câncer tem cura mas é preciso que seja detectado no início da doença para que os resultados sejam satisfatórios.
Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.
O programa Falando Francamente, vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.