Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rondônia se prepara para evitar incêndio florestal durante a seca

Em julho, mais de 1.200 focos de incêndio foram registrados na região

Em entrevista ao programa Falando Francamente, o coronel do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Gregório de Lima, alertou sobre o perigo das queimadas durante o período de estiagem na Amazônia.

 

Ele conta que a queimada ilegal e descontrolada traz prejuízos para a saúde, para o meio ambiente, para a economia, para a qualidade do ar, para  a navegação e para o trânsito.

 

Coronel Gregório revela que o período de estiagem já começou e que o prognóstico é que seja a pior seca na Amazônia desde 2001. O fenômeno El Niño é apontado como o motivo para a seca mais severa com baixíssima umidade do ar, o que resulta em mais focos de incêndio e mais problemas respiratórios.

 

Segundo o coronel, o que mais provoca incêndios no campo é a queima ilegal não controlada para limpeza de pasto. E na cidade, o principal motivo é a queima de lixo para limpar o quintal de casa.

 

Para obter informações sobre o uso controlado do fogo basta ligar para a Linha Verde em defesa do meio ambiente:  0800 647 1320

 

O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 27/07/2016 - 17:59 e atualizado em 27/07/2016 - 15:16