O trabalho realizado pela Marinha do Brasil na defesa fluvial na Região Amazônica foi destaque nesta edição do Forças do Brasil.
O encarregado das sessão de operação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, Capitão Tenente Roberto da Silva Veiga, explicou o papel da Marinha nas chamadas águas interiores, como são denominados os grandes rios da região.
Essas funções incluem o controle do tráfego aquaviário, incrição de embarcações, formação do pessoal da marinha mercante, bem como o esforço para sedimentar a consciencia de segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica.
Ouça o programa completo:
A Coronel Carla Beatriz, do Centro de Comunicação Social do Exército, respondeu perguntas enviadas pelos internautas à página do Exército Brasileiro no Facebook sobre o ingresso das mulheres na formação de oficiais combatentes. A Escola Superior de Cadetes do Exército recebeu a sua primeira turma em 2017.
O programa tratou, ainda, sobre o risco de colisão entre aeronaves e aves nos aeroportos brasileiros, tema que norteou o primeiro Aerofauna. O evento reuniu diversos profissionais ligados à aviação brasileira, nos dias 19 e 20 de setembro, para discutir sobre os principais avanços para prevenir esse risco.
Um dos palestrantes, o Tenente Biólogo Weber Galvão Novaes, da assessoria de gerenciamento do risco de fauna do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), falou ao Forças do Brasil sobre o tema.
O Forças do Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 21h, em rede da Nacional AM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões (AM e FM). A reprise é sábado, às 9h, na Nacional AM, e às 8h na Nacional da Amazônia