Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia apresenta a música clássica norte-americana de Leonard Bernstein

O programa de hoje homenageia o compositor, regente e professor, nascido em 25 de agosto de 1918.

Harmonia

No AR em 25/08/2020 - 20:00

O programa desta terça-feira (25) homenageia Leonard Bernstein, que nasceu nesta data, 25 de agosto, em 1918.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Nascido em Lawrence, Massachusetts, Bernstein foi músico mais proeminente da música clássica norte-americana, na segunda metade do século vinte.

Ele causou impacto como regente, compositor, autor de livros educativos e professor de música no Festival Anual de Tanglewood, em Massachusetts, onde nasceu.

Foram especiais as palestras sobre música de concerto na televisão, para o programa de artes da CBS, o Omnibus, que ajudou a definir o potencial desse meio de comunicação.

Bernstein ganhou destaque nacional da noite para o dia, por meio de uma estreia de última hora.

Em 1943, aos 25 anos de idade, ele era maestro assistente da Filarmônica de Nova York, quando precisou substituir o regente convidado da orquestra, Bruno Walter.

No dia seguinte ao concerto, o New York Times publicou, em primeira página, o sucesso de Bernstein no Carnegie Hall, em rede nacional, pela CBS.

Bernstein escreveu o musical On The Town, inspirado em seu próprio balé Fancy Free, de 1944, usando uma ideia de Jerome Robbins para sua obra.

O musical conta a história dos marinheiros chip, Gabey e Ivy, numa agitada licença de 24 horas em Nova York, querendo aproveitar ao máximo o tempo livre na “Big Apple”.

O musical On The Town se transformou em filme, ganhador do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, de 1949, e intégra fortemente as danças e algumas das canções mais conhecidas da Broadway de Bernstein.

Bernstein sabia combinar muito bem os elementos do jazz e da música sinfônica, usando elementos da tradição popular norte-americana.

Quando regia suas obras, ele podia também unir seus talentos de maestro e compositor, manifestando toda sua expressão artística.

Como na gravação de Highlights de West Side Story, um dos grandes sucessos de sua carreira.

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

 

 

 


 

 

 

 

Criado em 25/08/2020 - 13:04

Mais do programa