O Harmonia desta sexta-feira (11) destaca o Septeto em Mi Bemol Maior, Opus 20, do compositor. Obra que estreou em Viena, em abril de 1800, no Teatro da Corte Real Imperial, em Viena.
Ouça, a partir das 20h, no player abaixo:
O programa do concerto, organizado por Beethoven, trazia obras de Mozart, Haydn e algumas, é claro, do próprio compositor, como a Sinfonia em Dó Maior, um concerto para piano, e o Septeto em Mi Bemol Maior, Opus 20, destaque do Harmonia de hoje.
A intenção de Beethoven, ao incluir o Septeto Opus 20 no concerto, era mesmo chamar a atenção.
Escrito como um divertimento e dividido em seis movimentos, o Septeto é moderado e fácil o suficiente para ser tocado e ouvido por músicos amadores. Resumindo, foi pensado e escrito para agradar.
Não por acaso, o Septeto foi a composição mais famosa de sua vida. Beethoven insistiu com seu editor para publicar sua nova obra, para o mundo tomar conhecimento dela, mesmo trazendo comparações dos críticos com outras peças suas.
Começando com uma introdução pomposa e elegante, bem mozartiana, o Septeto permanece assim até o fim, em um arranjo brilhante, onde não faltou um diálogo animado e memorável entre o violino e a clarineta.
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.
Produção: Fernando Neiva
Apresentação: Sidney Ferreira