Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Septeto Opus 20 de Beethoven é destaque do Harmonia

Em 2020, completa 250 anos do nascimento de Ludwig Van Beethoven.

Harmonia

No AR em 11/09/2020 - 20:00

O Harmonia desta sexta-feira (11) destaca o Septeto em Mi Bemol Maior, Opus 20, do compositor. Obra que estreou em Viena, em abril de 1800, no Teatro da Corte Real Imperial, em Viena.

Ouça, a partir das 20h, no player abaixo:

O programa do concerto, organizado por Beethoven, trazia obras de Mozart, Haydn e algumas, é claro, do próprio compositor, como a Sinfonia em Dó Maior, um concerto para piano, e o Septeto em Mi Bemol Maior, Opus 20, destaque do Harmonia de hoje.

A intenção de Beethoven, ao incluir o Septeto Opus 20 no concerto, era mesmo chamar a atenção.

Escrito como um divertimento e dividido em seis movimentos, o Septeto é moderado e fácil o suficiente para ser tocado e ouvido por músicos amadores. Resumindo, foi pensado e escrito para agradar.

Não por acaso, o Septeto foi a composição mais famosa de sua vida. Beethoven insistiu com seu editor para publicar sua nova obra, para o mundo tomar conhecimento dela, mesmo trazendo comparações dos críticos com outras peças suas.

Começando com uma introdução pomposa e elegante, bem mozartiana, o Septeto permanece assim até o fim, em um arranjo brilhante, onde não faltou um diálogo animado e memorável entre o violino e a clarineta.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Sidney Ferreira

Criado em 11/09/2020 - 08:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa