Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Beethoven é destaque do Harmonia desta terça (15)

O programa selecionou a "Sonata número 29", Hammerklavier, Opus 106

Harmonia

No AR em 15/09/2020 - 20:00

Hamonia de hoje (15) selecionou a "Sonata número 29", Hammerklavier, Opus 106,  de Ludwig Van Beethoven. 

Durante dois anos, Beethoven trabalhou nessa obra, onde deixou de lado a nomenclatura italiana normalmente usada em música, e preferiu chamá-la de "Hammerklavier", pianoforte em Alemão. 

Ele acreditava, erroneamente, que o piano fora inventado na Alemanha, mas na verdade foi um italiano chamado Bartolomeu Cristofori, no início do século 18, o inventor do instrumento.

Concluída em 1818, a sonata "Hammerklavier" traz no nome a imponência e a obstinação da própria composição, considerada a peça para piano de Beethoven mais desafiadora tecnicamente. Tão difícil, que a primeira apresentação pública, documentada, só aconteceu em 1836, com Franz Liszt ao piano, na sala Erard, em Paris. 

O compositor era considerado praticamente surdo quando a compôs, e que há tempo não tocava em público. A sonata "Hammerklavier" tem quatro movimentos, como Beethoven costumava usar, ao contrário dos dois ou três, usados por Mozart e Haydn. 

Ouça a rádio MEC FM no player.

 

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 15/09/2020 - 13:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa