O Harmonia desta segunda-feira (23) destaca a obra do compositor inglês Benjamin Britten, nascido há 107 anos, em 1913, em Suffolk.
Ouça a MEC FM:
Pianista e maestro, Britten foi uma figura central na música britânica do século vinte, com uma variedade de obras como ópera, música vocal, peças orquestrais e de câmara.
Uma das óperas de Britten é Gloriana, Opus 53, composta em 1953 para a coroação da rainha Elizabeth, e retrata o relacionamento entre a rainha e o conde de Essex.
Gloriana não fez o sucesso esperado, mas Britten extraiu dela uma Suíte Sinfônica, Opus 53 a, que inclui as danças da corte.
Uma obra muito conhecida de Britten é a Sinfonia Simples, Opus 4, escrita para orquestra de cordas.
Britten usou trechos de uma partitura para piano, composta por ele quando jovem, baseada em oito temas pelos quais o compositor tinha carinho especial, e que ele dedicou à sua professora de viola, durante a infância.
Em seguida, a canção de cabaret Oh, Tell Me The Truth About Love.
Saindo um pouco do seu escopo habitual, Britten escreveu a peça blues, em 1990, para seis músicos, onde o compositor deixou fluir sua veia popular e seu interesse pelo jazz, ao estilo Cole Porter.
São seis melodias com orquestração de Daryl Runswick.
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.
Produção: Fernando Neiva
Apresentação: Rui Vasconcellos