Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca composições de Aaron Copland

O Harmonia desta quinta-feira destaca a música de Aaron Copland, criador de peças como Quiet City, Down on a Country e El Salón Mexico

Harmonia

No AR em 28/01/2021 - 09:02

O Harmonia desta quinta-feira destaca a música de Aaron Copland. Uma das obras é a peça Quiet City, que estreou em 1941 em Nova York. Copland escreveu a obra como música incidental para a peça Quiet City, em 1939, mas depois trabalhou parte dela em uma composição de dez minutos. De acordo com o compositor, a obra, escrita para trompete, corne-inglês e orquestra de cordas, deve muito de seu sucesso à fuga dos detalhes de seu contexto dramático. 

Já a peça Down on a Country Lane foi uma encomenda da Life Magazine, que queria mostrar, em uma edição de 1962 da revista, uma peça moderna para piano escrita por um grande compositor. 

Outra obra conhecida é El Salón Mexico. Ela foi composta após uma visita de Copland à Cidade do México em 1932. Na ocasião, ele foi levado por seu amigo, o compositor Cárlos Chavez, a uma boate colorida chamada El Salon México. Ele foi atraído pelo clima do lugar, pelo povo mexicano e queria usar melodias mexicanas para retratar seus sentimentos. El Salon México foi muito bem recebida no México e até hoje é uma de suas peças mais tocadas no país. 

O Harmonia ainda fala das composições Canções da Velha América e Fanfarra para o Homem Comum.

Ouça a MEC FM no player.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 28/01/2021 - 09:02

Mais do programa