Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca estreias de Dmitri Shostakovich e de Alexander Glazunov

Programa também relembra o nascimento do compositor Henri Dutilleux

Harmonia

No AR em 22/01/2021 - 20:00

O Harmonia desta sexta-feira (22) destaca as estreias da ópera "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", de Dmitri Shostakovich, e da "Sinfonia número 4", de Alexander Glazunov. Programa também relembra o nascimento do compositor Henri Dutilleux.

Glazunov foi um dos primeiros compositores de sua geração a ver a música russa caminhando para uma reconciliação consigo mesma.

O programa começa com a "Sinfonia número 4 em Mi Bemol Maior, opus 48', de Glazunov, que estreou em 22 de janeiro, em 1894.

Glazunov compôs a "Sinfonia número 4" a fim de se tornar independente do contexto cultural e ideológico da Rússia do século 19. E descreveu a obra como impressões pessoais, livres e subjetivas.

Em 22 de janeiro, de 1916, nascia o compositor Henri Dutilleux, em Angers, na França.

Aclamado em todo o mundo, mesmo por sua pequena obra publicada, Duttileux músico ativo, principalmente na segunda metade do século 20. Embora seguindo a tradição de Ravel, de Debussy, de Roussel e de Messiaen, Henri Dutilleux possuía um estilo altamente pessoal.

O Harmonia encerra com a suíte sinfônica da ópera "Lady Macbeth do distrito de Mtsensk", do compositor Dmitri Shostakovich. 

A ópera estreou em 22 de janeiro de 1934, no teatro Mikhailovsky em São Petersburgo, e tem quatro atos e nove cenas.
    
Escrita em conjunto com o dramaturgo Russo Alexander Preys, "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk" foi baseada no romance de mesmo nome, de Nikolai Leskov, e dedicada à primeira esposa de Shostakovich, a física Nina Varzar. 

Ouça a MEC FM no player.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 22/01/2021 - 08:32

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa