O Harmonia destaca as estreias ocorridas em 7 de janeiro. O Concerto Número 2 para Piano e Orquestra, de Franz Liszt, e a Ópera Sadko, de Rinsky-Korsakov.
O dia 7 de janeiro lembra também o nascimento do compositor francês Francis Poulenc, em 1899.
O Concerto Número 2, em lá maior, para Piano e Orquestra, de Franz Liszt, foi apresentado pela primeira vez em Weimar em 1857.
Liszt escreveu os rascunhos desse concerto durante o chamado período virtuoso, entre 1839 e 1840, e guardou o manuscrito por dez anos.
Quando voltou ao concerto, fez várias revisões, terminando o trabalho em 1861, que foi dedicado ao aluno Hans Von Bronsart, que foi o solista da primeira apresentação.
Já no dia 7 de janeiro de 1898, Rimsky-Korsakov apresentou ao público sua Ópera Sadko, em Moscou, no Teatro Solodovnikov.
Escrita em sete atos, a obra foi inspirada no poema sinfônico que tem o mesmo nome. O autor pela primeira vez se inspirou no poema épico de canções russas, que conta a história de um aventureiro e comerciante de Novgorod, chamado Sadko.
Francis Poulenc, compositor e pianista francês, nasceu em Paris, em 1899. Suas composições incluem canções, peças para piano, música de câmara, obras corais, óperas, balés e música de concerto.
Poulenc foi praticamente um autodidata e fez parte do Grupo Les Six, ou Os Seis, graças aos cuidados do compositor Erik Satie.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.
Produção: Fernando Neiva
Apresentação: Rui Vasconcellos