O Harmonia desta terça-feira (20) comemora os 140 anos do compositor russo Nikolai Miaskovski, nascido em 20 de abril de 1881 em Varsóvia – na época, parte do Império Russo.
O músico recebeu o Prêmio Stalin – maior condecoração da antiga URSS - quatro vezes, mais do que qualquer outro compositor. Após sua morte, em 1950, passou a ser considerado o pai da Sinfonia Soviética.
Seu caminho na música, no entanto, teve obstáculos. Embora tenha estudado violino e piano, Miaskovski foi desencorajado pela família a seguir carreira na área quando jovem, e acabou indo para o Exército. Uma apresentação da Sinfonia Patética, de Tchaikovsky, em 1896, fez com que ele voltasse para sua vocação verdadeira.
Miaskovski entrou em 1906 para o Conservatório de São Petersburgo, onde estudou com Rimsky-Korsakov e foi colega de Prokofiev, de quem se tornou amigo. Posteriormente, a partir de 1921 até o fim da vida, trabalhou como professor de composição no Conservatório de Moscou, exercendo importante influência sobre seus muitos alunos, entre eles Shostakovich, Khachaturian e Kabalevsky.
Ouça a MEC FM no player abaixo:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.