O destaque do Harmonia desta sexta-feira (9) é o Concerto para Violino, do maestro Esa-Pekka Salonen, que estreou no dia 9 de abril de 2009. Poucos dias antes de ser nomeado o primeiro maestro laureado da Filarmônica de Los Angeles.
Este Concerto para Violino é o único escrito pelo maestro finlandês, e se tornou uma de suas principais obras.
O Concerto é fruto do trabalho conjunto de Esa-Pekka Salonen e da violinista canadense Leila Josefowicz, quando o maestro estava deixando a direção da Filarmônica de Los Angeles depois de 17 anos à frente da Orquestra.
No Concerto, Salonen procurou resumir todo o seu aprendizado como diretor da Orquestra, e para ilustrar bem o período, chamou Adieu, Adeus em francês, o último movimento do Concerto.
Em 2012, o concerto para violino de Salonen ganhou o Prêmio Grawenmeyer, dado anualmente a cinco cidadãos nas áreas de educação, ideias para melhorar a ordem mundial, composição musical, religião e psicologia.
Nesta segunda parte do programa, vamos apreciar a arte de Salonen pelo que ele ficou conhecido, como regente.
Uma das primeiras gravações do maestro Salonen foi o Concerto para Flauta e Orquestra do compositor dinamarquês Carl Nielsen, escrito em 1926, e gravado por ele aos 36 anos de idade, em 1994.
Ouça a MEC FM:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.