Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca as estreias de duas obras de Beethoven

Sinfonia número 2 e o Concerto número 3 foram apresentadas no mesmo evento, no dia 5 de abril de 1803, no Theatre an der Wien, em Viena

Harmonia

No AR em 05/04/2021 - 20:00

O Harmonia desta segunda-feira destaca as estreias de duas obras de Beethoven, apresentadas no mesmo evento, no dia 5 de abril de 1803, no Theatre an der Wien, em Viena.

Beethoven apresentou nesse concerto, em Viena, a Sinfonia número 2, em ré maior, opus 36, e o Concerto número 3,em dó menor para Piano e Orquestra, opus 37. 

Na primeira parte do programa, ouviremos o primeiro movimento: Molto adágio – Allegro molto, da Sinfonia número 2, em ré maior, opus 36, de Beethoven, conduzida no dia estreia em Viena, pelo próprio compositor.  

Nesta fase da sua vida, Beethoven já estava com um grau avançado de surdez, o que lhe trazia grande sofrimento por não poder ouvir uma simples flauta de longe, como ele mesmo confessou.

Aconselhado por seu médico a se isolar em um lugar afastado, Beethoven ficou perto de Viena, onde escreveu o Testamento de Hellingstad ao seus dois irmãos, no qual desabafa sobre sua enfermidade.

Mas, a Sinfonia número 2, de Beethoven também parece descrever não apenas uma profunda reflexão, mas o renascer de uma força inquebrantável do compositor.

Foi essa força de Beethoven que fez com que contribuiu para que fosse considerado em 1803 o maior músico da Europa. 
 
O concerto foi elaborado por Beethoven como uma forma de divulgar suas obras e também arracadar fundos para si próprio.  

Como outras empreitadas do compositor, o concerto foi bastante longo, pois incluíu também o Oratório Cristo no Monte das Oliveiras, mas isso não cansou o público que encheu a casa naquela noite de 5 de abril de 1803.

Uma das obras apresentadas e que também estreou naquela data, foi o Concerto número 3, em dó menor para Piano e Orquestra, opus 37.

Um fato curioso é que, enquanto Beethoven tocava e regia o Concerto número 3, o diretor do teatro virava as páginas da partitura para o compositor, mas não conseguia decifrar os hieróglifos que enchiam as paginas da obra.  

Somente Beethoven sabia o que havia escrito, e tocava quase a peça toda de memória, porque como sempre, não tivera tempo de colocar a música toda no papel. 

Criado em 05/04/2021 - 07:57

Mais do programa