O Harmonia desta noite destaca o oratório O Messias, de Handel, que estreou no palco do Musik Hall, em Dublin, na Irlanda, em 13 de abril de 1742.
Na época da estreia, O Messais era uma oferta de Páscoa, embora hoje tenha se tornado uma peça típica do Natal.
Para muitos Corais, o Messias é o ponto alto da programação do ano todo.
Ao contrário de outros oratórios de Handel, onde o Coro canta apenas breves refrões, e os solistas dominam, neste, o Coro tem papel preponderante com grande impacto emocional e mensagens edificantes.
Handel compôs o Messias em menos de um mês em agosto e setembro de 1741, escrevendo praticamente o dia inteiro, tendo como objetivo a Páscoa do ano seguinte, 1742.
Handel era alemão, mas adotou Londres em 1712, como sua cidade para morar e trabalhar, e lá permaneceu por 49 anos, até o fim da sua vida.
No entanto, escolheu Dublin na Irlanda para a estreia do Messias, talvez por ser uma cidade próspera e com uma elite ávida para exibir sua sofisticação com eventos culturais.
Handel não gostou da recepção do público de Londres na temporada anterior, e decidiu testar seu novo trabalho em Dublin, e depois levar o oratório para Londres.
A data de hoje, 14 de abril, marca também a morte de Handel, em Londres em 1759, ele que em vida, teve o apreço do público, a quem soube agradar, como de seus colegas, contemporâneos, ou que vieram depois como Mozart ou Beethoven.