O Harmonia desta sexta-feira começa destacando a estreia da ópera Doutor Fausto, de Ferrucio Busoni, que aconteceu no Teatro da Ópera Estatal de Dresden, na Alemanha em 21 de maio de 1925.
Busoni se ocupou na ópera Doutor Fausto, de 1916 a 1924, mas faleceu antes de terminar a obra, que foi concluída por seu aluno Phillip Jarnach, para este a obra-prima do mestre Busoni.
Em sua época, Busoni era mais conhecido como um pianista virtuoso mas foi uma das figuras mais influentes da música do século 20.
Um prodígio no teclado, ele executou seus próprios arranjos de Bach, aos dez anos de idade, chamando a atenção de críticos como o influente Edward Hanslick, em Viena.
A carreira internacional de Busoni como pianista e a sua reputação criaram uma estreita colaboração do compositor com músicos, artistas e escritores de seu tempo.
O compositor influenciou a obra de compositores como Kurt Weill, que escreveu música para o teatro, e mentoreou o trabalho experimental do músico de vanguarda francês Edgar Varèse.
Compositores como Schoenberg e Paul Hindemith também foram influenciados pela obra teórica de Busoni, Esboços para uma nova Estética da Música.