Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia o maestro e compositor finlandês Esa-Pekka Salonen

Regente nasceu nessa data, em 1958, na cidade de Helsinque

Harmonia

No AR em 30/06/2021 - 20:00

O Harmonia desta quarta-feira homenageia o maestro e compositor finlandês Esa-Pekka Salonen, nascido nesta data em 1958, em Helsinque. 

Quando ficou à frente da Filarmônica de Los Angeles, Salonen ainda gostava de se considerar um compositor-maestro, mas a verdade é que ele havia parado de escrever música. 

O maestro se justificava dizendo que não havia nenhuma peça nova por um tempo porque vinha regendo muito, e não tinha tempo disse ele.

O Concerto para Violino é o único escrito para o instrumento pelo maestro finlandês, e se tornou uma de suas principais obras. 

O Concerto é fruto do trabalho conjunto de Esa-Pekka Salonen e da violinista canadense Leila Josefowicz, quando o Maestro estava deixando a direção da Filarmônica de Los Angeles depois de 17 anos à frente da Orquestra.

No Concerto, Salonen procurou resumir todo o seu aprendizado como diretor da Orquestra, e para ilustrar bem o período, chamou Adieu, Adeus em francês, o último movimento do Concerto.

A estreia foi no dia 9 de abril de 2009, poucos dias antes de ser nomeado o primeiro Maestro Laureado da Filarmônica de Los Angeles. 

 Foi apresentada pela violinista Leila Josefowicz e pela Filarmônica de Los Angeles sob a regência do autor, Esa-Pekka Salonen.

Em 2012, o Concerto para Violino de Salonen ganhou o Prêmio Grawemeyer, dado anualmente a cinco cidadãos nas áreas de educação, ideias para melhorar a ordem mundial, composição musical, religião e psicologia. 

Nesta segunda parte do programa, vamos apreciar a arte de Salonen pelo que ele ficou conhecido, como regente.

A carreira de Esa-Pekka Salonen começou a despontar quando ele teve que assumir a regência da Terceira Sinfonia de Gustav Mahler, três dias antes da apresentação. 

 Desde então, Salonen tornou-se orgulho dos finlandeses por sua estreia na batuta de tirar o fôlego, e por encarar o desafio de reger uma obra de Mahler em cima da hora e com competência. 

Séries de concertos premiadas, incontáveis gravações, viagens e concertos, e projetos pioneiros que redefiniram o papel de uma orquestra sinfônica. 

Hoje, Esa-Pekka Salonen é o Maestro principal e Consultor Artístico da Filarmônica de Londres, Maestro Laureado da Filarmônica de Los Angeles, e Diretor Musical da Sinfônica de São Francisco. 

 Uma das primeiras gravações do Maestro Salonen foi o Concerto para Clarineta e Orquestra do compositor dinamarquês Carl Nielsen, e gravado por Salonen aos 36 anos de idade, em 1994. 

 Carl Nielsen sempre escreveu obras para instrumentos de sopros com facilidade, e já havia decidido compor um Concerto para todos os membros do Quinteto de Sopros da Dinamarca: flauta, clarineta, oboé, trompa e fagote. 

 Infelizmente, Nielsen só conseguiu realizar dois Concertos: para Flauta, e para Clarineta. 

Criado em 30/06/2021 - 09:39

Mais do programa