Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia a obra do finlandês Jean Sibelius

Sibelius é o compositor sinfônico mais conhecido da Escandinávia

Harmonia

No AR em 04/06/2021 - 20:00

O Harmonia desta terça-feira, destacando o poema sinfônico as oceanides, de Jean Sibelius, cuja primeira apresentação se deu nesta data em 1914, no festival de música de Norfolk, em Connecticut, Estados Unidos, regido pelo autor. 

A peça, encomendada por dois patronos norte-americanos das artes, se refere às ninfas que, segundo a mitologia grega habitavam no mar Mediterrâneo. 

Sibelius enviou a partitura para a América no final de março de 1914, três meses antes da estreia. Durante a longa viagem de navio, e após sua chegada, Sibelius fez várias revisões na obra.

Sibelius produziu uma versão inteiramente nova, onde consegue evocar as complexas correntes marinhas, o jogo de luz nas ondas e através das profundezas do mar.

Nascido em hammenlina, na finlândia em 1865, sibelius destacou-se por elevar a cultura e o folclore finlandês em sua música. 

Violinista de formação, Sibelius tinha pouca afinidade com o piano, e só mais tarde em sua carreira, o compositor escreveria obras genuinamente pianísticas, encontrando no instrumento, as texturas musicais já obtidas com a orquestra completa.

As três sonatinas opus 67, compostas em 1912, são consideradas o seu trabalho para piano de maior sucesso porque, mesmo sendo obras discretas e delicadas, são de grande expressão musical.

Sibelius escreveu apenas um concerto, o opus 47 para violino e orquestra. 

 Uma característica desta obra é a maneira como a cadência prolongada para o solista assume o papel de seção de desenvolvimento, como numa sonata.

 É uma obra de mestre e que estreou em hensinque, sob a regência do autor em 1904. 

 

Tags:  Harmonia Sibelius

Criado em 03/06/2021 - 09:31

Mais do programa