Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia celebra 80 anos de Rosinha de Valença

Maria Rosa Canelas foi considerada uma das melhores violonistas brasileiras e tocou ao lado de Baden Powell, Sivuca e João Donato

Harmonia

No AR em 30/07/2021 - 20:00

O programa desta sexta-feira (30) homenageia os 80 anos de Rosinha de Valença, compositora, arranjadora e violonista, nascida em Valença no Rio de Janeiro, em 30 de julho de 1941 e falecida em sua cidade natal, em junho de 2004. 

Maria Rosa Canelas, conhecida como Rosinha de Valença, foi considerada uma das melhores violonistas brasileiras, e tocou com vários artistas como Baden Powell, Sérgio Mendes, Sylvia Telles, Sivuca, João Donato, Copinha e Miúcha. 

No exterior, Rosinha de Valença gravou com músicos como Stan Getz, Sarah Vaughan e Henry Mancini. O auge da carreira de Rosinha de Valença foi nos anos 60, quando se apresentou na boate Bottle's, no Rio de Janeiro, um dos focos da bossa nova. 

O produtor Aloysio de Oliveira havia convidado Rosinha para gravar seu primeiro álbum na gravadora Elenco: Apresentando Rosinha de Valença. Depois desse disco, segue-se uma temporada de oito meses de muito sucesso na boate Bottle's, no Beco das Garrafas, em Copacabana. 

A popularidade conquistada por Rosinha de Valença naquele período rendeu-lhe diversos convites para participar de programas de TV e rádio, que levaram a violonista aos palcos do histórico show O Fino da Bossa, em São Paulo.  

Junto com seus nove álbuns lançados no Brasil, Valença também gravou outros na Europa e nos Estados Unidos, incluindo dois discos ao vivo com Sérgio Mendes depois de se apresentar com sua banda, Brasil 65, numa turnê de oito meses pelos Estados Unidos. 

No final de 1965, faz turnê pela Europa, apresentando-se em 24 países sob os auspícios do serviço diplomático brasileiro. Em 1968, partiu para uma longa temporada internacional em que se apresentou em vários países da África, Europa e Oriente Médio, retornando ao Brasil em 1971.

Após intensa atividade que incluiu mais turnês no exterior, formou no Brasil uma banda que contou com João Donato, Miúcha, Ivone Lara e Copinha. Junto com seus nove álbuns lançados no Brasil, Valença também gravou outros na Europa e nos Estados Unidos.

Ouça ao vivo no player abaixo:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM

Criado em 30/07/2021 - 16:42

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa