Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca o balé El Sombrero de Tres Picos

 A obra estreou há 102 anos, em 22 de julho de 1919, no teatro Alhambra em Londres. 

Harmonia

No AR em 22/07/2021 - 16:23

O programa desta quarta-feira (22) destaca a estreia do balé El sombrero de Três Picos, ou o Chapéu de Três Pontas, do compositor e pianista Manuel de Falla, nascido em Cádiz, na Espanha, em 1876. 

Ao lado de Isaac Albéniz, Francisco Tárrega e Enrique Granados, Manuel de Falla foi um dos músicos mais importantes da Espanha na primeira metade do século XX. 

O bailado foi encenado pela primeira vez no dia 22 de julho de 1919, inspirado no romance do mesmo nome de Pedro Antonio de Alarcón. 
A coreografia de Leonide Massine foi encomendada por Sergei Diaghilev, e não é apenas um balé com cenário espanhol, mas também emprega as técnicas da dança popular espanhola, ao invés do balé clássico.

Para preparar a coreografia, Leonid Massine e o autor, Manuel de Falla, viajaram em 1917, dois anos antes da estreia do balé, por várias cidades da Espanha, a fim de assistirem apresentações de dançarinos espanhóis. 

Os cenários e os figurinos ficaram a cargo do artista plástico Pablo Picasso, e, após alguns meses, a estreia aconteceu em Londres, no teatro Alhambra, em 22 de julho de 1919. 

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Ouça ao vivo no player:

Criado em 22/07/2021 - 16:23

Mais do programa