Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça o compositor Dmitri Shostakovich no Harmonia

Foi um compositor original e inventivo, talvez o mais criativo dos compositores soviéticos

Harmonia

No AR em 24/09/2021 - 20:00

O Harmonia desta sexta-feira (24) destaca o compositor soviético Dmitri Shostakovich, nascido em São Petersburgo, no dia 25 de setembro de 1906, um compositor original e inventivo, talvez o mais criativo dos compositores soviéticos.
    
Shostakovich conseguia escrever obras suaves como o Allegro do Concerto número 2 para piano e orquestra, ou mordazes como a Sinfonia número 10, ou o sombrio Quarteto de Cordas número 15.

Mas, Shostakovich compôs também obras leves e melodiosas como o Chá para Dois, e a Polca do Balé A Era Dourada.

O programa destaca nesta segunda parte, o maestro inglês Sir Colin Davis, nascido em 1927, em Weybridge, conhecido por sua associação com a Sinfônica de Londres, tendo regido esta orquestra pela primeira vez em 1959. 

Antes, o regente lutou muito para ser maestro autônomo, até que surgiram novas oportunidades e compromissos com orquestras importantes.  A partir de então,  Sir Colin Davis passou a estar ligado a vários conjuntos sinfônicos como a Orquestra da BBC Escocesa em Glasgow, a Orquestra da BBC de Londres, a Sinfônica da Rádio Bávara e como Diretor Musical da Royal Opera House, no Covent Garden, de Londres, onde trabalhou de 1970 a 1986.

Ouça a MEC FM no player.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM

    

Criado em 24/09/2021 - 11:52

Mais do programa