Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca Václav Neumann, Stravinsky e Maria Callas

Aprecie o legado do maestro tcheco, Neumann, do compositor russo e da soprano americana

Harmonia

No AR em 29/10/2021 - 18:34

O programa desta sexta-feira (29) destaca o maestro tcheco Václav Neumann, nascido em Praga em 29 de outubro de 1920.

Destacou também a Missa, de Igor Stravinsky, cuja estreia aconeu em Milão em outubro de 1948, e uma homenagem à soprano Maria Callas, que fez sua estreia no Metropolitan de Nova York em 29 de outubro de 1956.

Neumann foi um dos fundadores e primeiro violinista do Quarteto Smetana, e mais tarde tornou-se regente nas cidades de Karlóvy Váry e Brênó .

Em 1956, Václav Neumann tornou-se maestro da Ópera Komische em Berlim, deixando o posto em 1964 para ser o regente da Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, onde permaneceu até 1968.

De 1968 a 1990, Neumann ocupou o posto de Maestro principal da Filarmônica Tcheca.

Além de ter exercido o cargo de maestro em várias orquestras, Neumann também lecionou regência na Academia de Música de Praga.  

O programa destaca agora a Missa, de Igor Stravinsky, que estreou em Milão, em 1948, interpretada pelo Coro e Orquestra do La Scala de Milão sob a regência de Ernest Ansermet.

Segundo o compositor, Igor Stravinsky, a inspiração para sua Missa surgiu em uma loja de discos usados, em Los Angeles, quando encontrou algumas missas de Mozart, e então Stravinsky resolveu, ele mesmo, escrever uma Missa.

O último destaque do programa de hoje é a soprano Maria Callas, nascida em Nova York, em 1923, filha de imigrantes gregos.

Callas foi considerada uma das mais importantes sopranos de sua geração tornando-se um fenômeno mundial.

A partir dos anos 1950, Callas começou a apresentar-se regularmente nas mais importantes casas de ópera, como o Scala, de Milão, o Covent Garden, de Londres, e o Metropolitan, de Nova York, onde ela estreou em 29 de outubro de 1956, interpretando a Norma, de Bellini.

Encerrando esta homenagem à soprano Maria Callas, uma gravação da ária Quall Fiamma avea nel guardo, do primeiro ato da ópera Il Pagliacci, de Leocavallo.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.


 

Criado em 29/10/2021 - 18:34

Mais do programa